logótipo do projeto Brendait




imagem do projeto Brendait

O Consórcio responsável pelo Projeto BRENDAIT é constituído pela PERFIL - Psicologia e logótipo da Perfil - Psicologia e Trabalho, Lda.Trabalho, Lda., pelo Turismo do Centro de Portugal, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, pela Associação da Hotelaria de Portugal e pela European Network of Accessible Tourism.

A PERFIL - Psicologia e Trabalho, Lda., empresa de Consultoria, Estudos e Formação que se tem vindo a especializar em turismo acessível e inclusivo, esteve na origem do Projeto e lidera o Consórcio.

O Projeto BRENDAIT (Building a Regional Network for the Development of Accessible and Inclusive Tourism) consiste na conceção e aplicação de uma metodologia piloto de dinamização da transformação de um território num destino turístico acessível e inclusivo.

O Projeto assenta no desenvolvimento de uma parceria regional que envolve diversos (agentes públicos e privados) da cadeia de valor turística (hotéis, restaurantes, empresas de animação turística, museus, monumentos, transportes, postos de informação turística, etc) assim como organizações do setor social.

Pretende-se contribuir para a constituição de uma Rede Regional de Turismo Acessível e Inclusivo que preste serviços de qualidade a turistas com necessidades especiais, ou seja, turistas que, no decurso das suas viagens, apresentam necessidades decorrentes de vários tipos de limitações relacionadas com as suas condições gerais de saúde (deficiência, processo de envelhecimento, alergias e intolerâncias respiratórias e alimentares, sequelas de diversas patologias, caraterísticas físicas excecionais e situações pontuais de redução de mobilidade).

CONSÓRCIO

O Consórcio responsável pelo Projeto BRENDAIT é constituído por:

        - PERFIL - Psicologia e Trabalho, Lda.;
        - Turismo do Centro de Portugal (TCP);
        - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE);
        - Associação da Hotelaria de Portugal (AHP);
        - European Network for Accessible Tourism (ENAT).

A PERFIL - Psicologia e Trabalho, Lda, empresa de Consultoria, Estudos e Formação que se tem vindo a especializar em turismo acessível e inclusivo, esteve na origem do Projeto e lidera o Consórcio.

A TCP tem como principais responsabilidades a orientação estratégica do Projeto ao nível regional e a coordenação da constituição e funcionamento da Parceria Regional.

À ESHTE cabe a orientação científica do Projeto nomeadamente a coordenação da formulação do seu Quadro Conceptual e Metodológico.

À AHP compete a orientação estratégica do Projeto ao nível empresarial e a coordenação da disseminação nacional dos seus resultados.

A ENAT está encarregue da orientação estratégica do Projeto ao nível europeu e a coordenação da disseminação internacional dos seus resultados.

OBJETIVOS

O Projeto BRENDAIT visa conceber e ensaiar a implementação prática de uma estratégia de desenvolvimento de um destino turístico acessível para todos, num âmbito regional, conduzindo à formulação de um modelo de intervenção facilitador da ultrapassagem dos principais obstáculos ao desenvolvimento do Turismo Acessível e Inclusivo sinalizados em estudos da Comissão Europeia:

        a) Desconhecimento e desinteresse de grande parte dos atores locais e regionais pelo tema;

        b) Pequena dimensão das empresas que compõem a cadeia do turismo;

        c) A indispensável abordagem holística intrínseca ao conceito de destino turístico.

MODELO DE INTERVENÇÃO

O modelo de intervenção, que se pretende seja suscetível de ser replicado ou utilizado como referência em outras regiões que enfrentem obstáculos semelhantes, baseia-se em 3 eixos:

        a) Cooperação, Parcerias e Trabalho em Rede – prevê o desenvolvimento de ferramentas para promover a partilha de informação e experiências entre parceiros sobre as vantagens competitivas do incremento da acessibilidade no negócio, desenvolvimento de planos de ação para preparar a oferta da região para receber com sucesso turistas com necessidades especiais e desenvolvimento de planos de marketing para captar este novo segmento da procura turística a nível nacional e internacional;

        b) Aprendizagem ao Longo da Vida e Formação – contempla o desenvolvimento de ferramentas para melhorar as competências de atendimento e de serviço a este segmento turístico;

        c) Inovação e Qualidade – integra o desenvolvimento de dinâmicas nas áreas de empreendedorismo, planeamento estratégico, marketing, gestão da qualidade e certificação visando a promoção de práticas empresariais que irão melhorar a qualidade dos serviços de turismo para pessoas com necessidades especiais através da melhoria contínua das condições de acessibilidade e das competências de atendimento e serviço.

O Projeto assenta no desenvolvimento de uma Parceria Regional que, com o envolvimento e participação dos diversos agentes da cadeia de valor turística, contribua para a constituição de uma Rede Regional de Turismo Acessível e Inclusivo que preste serviços de qualidade a turistas com necessidades especiais.

Turistas com necessidades especiais são, turistas que, no decurso das suas viagens, apresentam necessidades decorrentes de vários tipos de limitações relacionadas com as suas condições gerais de saúde (deficiência, processo de envelhecimento, alergias e intolerâncias respiratórias e alimentares, sequelas de diversas patologias, caraterísticas físicas excecionais e situações pontuais de redução de mobilidade).

DURAÇÃO

O Projeto BRENDAIT tem uma duração de 18 meses (de 19/09/2015 a 19/03/2017) estando dividido em 4 fases:

        - Produção do Quadro Conceptual e Metodológico do Projeto BRENDAIT;
        - Constituição da Parceria Regional e aprovação do Plano de Ação;
        - Implementação do Plano de Ação da Parceria Regional;
        - Disseminação do Projeto e dos seus resultados.

mapa de localização dos 8 municípios do litoral oeste
TERRITÓRIO

O Projeto BRENDAIT decorre num território teste localizado em 8 municípios do litoral oeste (Alcobaça, Batalha, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche e Torres Vedras).







FINANCIAMENTO

O Projeto, no montante global de € 210.000, é co-financiado pelo Programa COSME da União Europeia ao abrigo do Grant Agreement SI2.710593, pelo Turismo de Portugal, pela Turismo do Centro de Portugal e pela Associação da Hotelaria de Portugal.

logotipos dos parceiros do projeto Brendait

2016 © PERFIL - Psicologia e Trabalho, Lda. Todos os direitos reservados.
Tel.: 218 538 440 E-mail geral: perfil@perfil.com.pt
Optimizado para 1280x768 e Google Chrome

W3C: Esta página é válida para CSS nível 3. W3C: Esta página é válida para HTML 4.01 Transitional.